Neste sábado, 15/05/10, aconteceu a primeira festa de Pretos Velhos do Neu. Foi um trabalho desenvolvido com enorme carinho ao longo de toda a semana e que contou com grande empenho de todo o corpo de médiuns na preparação de todos os detalhes, para que tudo corresse de forma organizada e harmoniosa, digna da grandeza dos irmãos que seriam homenageados. E o esforço valeu a pena...
Exatamente às 16:00 os trabalhos foram abertos num clima de enorme sintonia com todos cantando os pontos e vibrando de forma muito positiva. Era notória no semblante de todos a alegria e a emoção de estar ali, participando daquela festa tão especial.
O terreiro foi firmado por um Caboclo de Xangô...
E por uma Cabocla de Iansã.
Dona Diana - à esquerda - foi a artífice de uma maravilhosa feijoada que seria servida após os trabalhos, seguindo a melhor tradição das festas de Preto Velho.
E finalmente, todos confraternizaram num clima de grande alegria, fechando com chave de ouro uma tarde-noite de comunhão com o mundo espiritual, especialmente com esses nossos irmãos tão queridos, que tanto nos auxiliam e nos dão força para seguirmos em frente em nossa caminhada.
Só temos a agradecer pela oportunidade de compartilharmos de momentos tão especiais e de tanta luz.
8 comentários:
Este poema de Wagner Borges retrata o que tenho a dizer sobre a FESTA de PRETOS VELHOS, e os sentimentos que envolveram o grupo NEU neste dia de festa , sentimentos de amizade, simplicidade, companheirismo, solidariedade, fé e muito carinho.
Falo e repito sempre Obrigada por fazer parte deste grupo.
Patrycia Tenório
“Espiritualidade é um estado de consciência”;
Não é doutrina, não!
É o que se leva dentro do coração.
É o discernimento em ação!
É o amor em profusão.
É a luz nas idéias e equilíbrio na senda.
É o valor consciencial da alegria na jornada.
É a valorização da vida
e de todos os aprendizados.
É mais do que só viver,
é sentir a vida que pulsa em todas as coisas.
É respeitar a si mesmo,
para respeitar o próximo e a natureza.
É viver isso com clareza,
sem fraquejar na senda.
É ser um presente para si mesmo,
para os outros e para a própria vida.
É valor interno, que descerra o olhar para o infinito… Para além dos sentidos convencionais.
É janela espiritual que se abre,
dentro de si mesmo,
para ver a luz que está em tudo!
Espiritualidade é essa maravilha:
o encontro consigo mesmo, em paz.
Espiritualidade é ser feliz,
mesmo que ninguém entenda por quê.
É quando você se alegra,
só pelo fato de estar vivo!
É quando o seu chacra do coração se abre
igual a uma rosa, e você se sente possuído por um amor que não é condicionado a coisa alguma, mas que ama tudo.
Espiritualidade é brilho nos olhos e luz nas mãos. Espiritualidade é apenas isso: Ser Feliz!
Ou, como ensinavam os sábios celtas de outrora: Ser um Presente!
Paz e Luz.
Wagner Borges
Estou preocupada...gosto de tudo "certim" (capricorniana,né)concordo com o chamado para a resposta correta no censo,mas...não posso ter duas religiões?Não posso não ter religião e ser Umbandista e Kardecista?Eu sei que não tenho nenhum problema de identidade devido a isso!Só sei que não estou sòzinha,e agora????Por que tantas divisões?Por que tantas classificações?
Minha cara Rosane,
O que eu sei dos capricornianos é que eles são muito teimosos, rsrsrs. Brincadeirinha.
Agora, falando sério, entendo que a Umbanda é importante demais para ser uma mancha residual nas estatísticas oficiais. Precisamos fazer um trabalho de afirmação da identidade umbandista, até mesmo para ajudar a combater o preconceito que pesa sobre todos nós. Nossos irmãos kardecistas se afirmam espíritas com orgulho, e muitos de nós ainda cochichamos na hora de falar a palavra Umbanda.
Não somos nós que criamos o divisionismo, mas se ele existe, temos de mostrar nossa cara e fazer o Brasil saber que existimos como uma realidade concreta, é nosso direito e, se não lutarmos para fazê-lo prevalecer, ainda acabaremos sendo alijados dele. Pode ter certeza de que se dependesse de algumas religiões que existem por aí, nós nunca teríamos sequer chegado a conquistá-lo.
Um abraço.
Olá, pessoal.
Seguinte. Tô com a Rosane. Particularmente, também não gosto da ideia de se criar barreiras que separam irmãos por religião. Nós, amantes da doutrina umbandista, kardecista, espiritista, espiritualista,... "talvez" um pouco mais permeáveis em aceitar as diferenças entre crenças, temos a obrigação de divulgar a ideia de que para o Criador não há distinção, divisão, classificação ou outra palavra qualquer que realce a diferenciação entre as suas criaturas por credo. Se me perguntarem qual é a minha religião, apesar de ser amante da nossa querida umbanda, não teria problema nenhum de dizer que sou Cristão.
Que Oxalá abençoe a todos!
Giovane
Giovane, Giovane,
para variar, discordando, não é?
Eu sei que você tem razão. Acho até que "sou cristão" seria a resposta dos próprios mentores, se lhes fosse perguntado, mas entendo que você e a Rosane olharam a campanha pelo prisma negativo: o objetivo não é estimular o divisionismo, é combater o preconceito. Você sabe que eu mesmo, se perguntado, teria uma tendência a responder "sou espírita". Nós já fizemos essa discussão e eu sou um dos maiores defensores da idéia de que é necessário romper as barreiras entre Espiritismo e Umbanda, por exemplo. Contudo, até para que isso aconteça, nós umbandistas precisamos ajudar a desfazer a imagem de que a Umbanda é uma coisa proibida e clandestina, que as pessoas frequentam em segredo e tem medo ou vergonha de confessar que o fazem.
Existem tantos trabalhando para denegrir a imagem e a ideia da Umbanda... Seria bom se nós trabalhássemos para ajudar a construí-la.
Abraços fraternos.
Jorge.
Bem,na verdade não gostaria de fazer uma afirmação imaginando estar dizendo uma "meia verdade",mas,já que o próprio Caboclo das Sete Encruzilhadas,firmou o início da Umbanda como uma doutrina que segue o Evangelho,traduziu Umbanda como "manifestação do espírito para a caridade",acho que se eu me defino como umbandista,fica intrínseco que sou espírita,né?
Mais uma oportunidade de trabalho!Fazer parte da Diretoria do NEU é uma honra que não acredito estar ao alcance,sem demagogia.E é principalmente mais uma oportunidade para me colocar a disposição da Espiritualidade como ferramenta de trabalho.Agradeço a confiança dos colegas e amigos. Rosane
Boa tarde,
adorei a responsabilidade com que foi apresentado todas as informações, estão de parabens pelo conhecimento e simplicidade, que tradruz a Umbamda em verdadeira luz espiritual para eleveção dos espiritos terrenos, tenho certeza que Deus os conduz para o melhor servi.
Sejam abençoados em sua jornadas.
Postar um comentário