Aspectos Gerais da Linha.


- A Linha possui sete Chefes de Legião, subordinados diretamente ao dirigente máximo. São Eles:
1- Pai Guiné
2- Pai Tomé
3- Pai Joaquim
4- Pai Benedito
5- Vovó Maria Conga
6- Pai Congo D’Aruanda
As legiões se dividem em falanges, as falanges se dividem em subfalanges e as subfalanges se dividem em grupamentos.
Num trabalho de Umbanda, quando se canta para Yorimá, as entidades que se manifestam, incorporando nos médiuns são sempre Pretos Velhos que estão, geralmente, no grau de protetores - o que os coloca na condição de integrantes de grupamento - não são divindade, mas espíritos mais evoluídos que nós, porém ainda em processo de evolução e sujeitos à Lei da reencarnação, que vem dividir conosco um pouco de seu conhecimento acumulado, praticando a caridade moral, nos moldes como o Cristo a ensinou.
Esses Pretos velhos assumem nomes diversos e, a título de exemplificação, podemos citar os seguintes nomes:
Pai João, Pai José, Pai Antônio, Pai Ambrósio, Pai Joaquim de Angola, Pai Joaquim de Aruanda, Vovó Catarina, Vovó Antônia, Vovó Sebastiana, Vovó Maria, Vovó Benta, entre outros.
Os Pretos Velhos se manifestam de forma bem característica, encurvando a coluna do médium, de modo a dar a impressão de uma pessoa de idade muito avançada, traçam uma cruz no solo com os dedos, louvam a Jesus Cristo e acomodam-se em seus banquinhos. Em suas consultas, costumam falar e ouvir na mesma proporção, mas, quando falam, suas palavras demonstram sempre prudência e sabedoria. O linguajar é arrastado e marcado por expressões estereotipadas, lembrando o sotaque de um velho escravo. Aplicam passes de descarrego, de purificação e de revitalização, sempre utilizando a fumaça de seu cachimbo como elemento desmagnetizador.
Na essência, as entidades que trabalham nessa linha não necessariamente tiveram uma encarnação como escravos no Brasil, afinal Preto Velho é apenas um arquétipo; o que realmente importa é a sintonia com a vibração e a capacidade de trabalho.
Correspondências Vibratórias da Linha.
Cor representativa: Violeta. Dia da semana favorável: Sábado. Astro correspondente: Saturno. Signos correspondentes: Capricórnio e Aquário. Nota musical correspondente: Lá Metal correspondente: Chumbo Minerais correspondentes: Esmeralda, turquesa, ônix, malaquita, turmalina verde escuro, água-marinha, ametista e sílica-gema Flor consagrada: Palma vermelha Ervas correspondentes: Vassoura preta, mal-com-tudo, guiné-pipi, erva grossa, cambará, vassoura branca e tamarindo (folhas) (existem outras, mas aqui listamos sete que podem ser usadas para banhos ou amacis). Data comemorativa: 13 de maio.
Instrumentos de Culto
Os instrumentos de culto utilizados pelos trabalhadores da linha de yorimá são basicamene a guia, confeccionada em contas de porcelana pretas e brancas intercaladas, o inseparável cachimbo, além do copo com água, para descarregar as energias negativas. Pode ser que alguma entidade em particular solicite algum outro instrumento, mas isso já se situa no campo da particularidade.
Pontos Cantados.
Os pontos cantados para a Linha de Yorimá tem, em geral, ritimo suave, agradável e bem marcado. As letras são, no mais das vezes, saudações, invocações e exortações aos trabalhadores da Linha, realçando a condição de ex-escravos, os horrores do cativeiro, a dor e a redenção.
Pontos Riscados.
Os pontos riscados na Linha de Yorimá obedecem às normas estabelecidas na chamada "Grafia dos Orixás". Assim, os pontos fazem a identificação das entidades através do sinais de "flecha", "chave" e "raiz". Nesta linha, os sinais são assim grafados:
Saudação a Yorimá.
A saudação à Vibração Yorimá é: "Adorei as Almas!"
3 comentários:
Já encontrei em outras fontes, sendo Oxalá como o orixá do signo de aquário, não mencionando Yorimá. Como saber qual a vibração ou realmente são as duas? Grata.
ops... respondi na postagem errada... por favor cancele minha resposta a esse tema. é de outro blog.
Muito lindo tudo isso, tudo de mim em uma bela explicação.
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