![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgoqajZRBJVDKRAjV5Nz2WUGd6wY9H_8gsBy2Ud2zird6MbBRV-O5x5IGgKazyyFqXAlwhxhbEaEzbbTOjeVQdHFN7y_dqRqG9AFda7ytIl-MMbzIFpn7F2E7DZiF6QGqkD-IoJbohDbOc/s320/Casa+de+Z%25C3%25A9lio.jpg)
Foi com pesar que tomamos conhecimento de que a Prefeitura de São Gonçalo-RJ autorizou a demolição do casarão que pertenceu a Zélio Fernandino de Morais; o casarão onde, no dia 16 de novembro de 1908, nasceu a Umbanda, única manifestação religiosa cem por cento brasileira.
A notícia, que só tem sido veiculada por sites de Umbanda, dá conta de que no local será construído um grande galpão, cuja destinação não é divulgada – e nem importa, porque seja qual for, será em detrimento da memória histórica de nosso povo e principalmente da dos umbandistas.
É absolutamente lamentável que a Prefeitura de São Gonçalo tenha simplesmente concedido a licença, sem qualquer tipo de tentativa de preservação, ou de restauração. É um duro golpe para nossa já tão perseguida e vilipendiada Umbanda.
Deixamos nosso repúdio a essa atitude mesquinha das autoridades, ressaltando que pessoas que ocupam cargos públicos tem obrigação legal e moral de zelar por tudo aquilo que se constitui em patrimônio público, principalmente os bens de valor histórico, pois esse patrimônio não pode ser posteriormente reposto.
1 comentários:
nossa eu nao sabia é lamentável mesmo que esses políticos visão somente o lucro daqui
Postar um comentário