![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgu2puZY7zJbg2j7W4vM0v0OD6B1GrrZ698Kju47e8acpJhJqrHtLXgWJIHThPiHZYiHXPcqWdAO5FHOrD7F8lPwO0fJauIzIPhciVi4c9-9xmGjKXx3jGl-aKI1gZmsyIVqVuEjLTaGIk/s320/FAce+da+Umbanda.jpg)
Voltamos a publicar nessa página outro trecho do livro Jardim dos Orixás. Fazemo-lo, porque entendemos ser de grande importância a divulgação de princípios como os que se encontram no trecho transcrito abaixo, mormente se considerarmos que participar do esforço para a renovação e a valorização dos verdadeiros princípios que norteiam a Umbanda é uma das razões de ser do Núcleo de Estudos Umbandistas.
Os trechos que aqui transcrevemos, além da clareza que ostentam, ainda trazem a assinatura de uma entidade da envergadura de Ramatis e, por isso, só podem contribuir para engrandecer a nossa querida Umbanda.
Saudamos fraternalmente o irmão Norberto Peixoto, cumprimentamo-lo pelo inquestionável merecimento que o faz medianeiro de uma entidade assim e instrumento de tão nobre causa.
"Umbanda - Sua face
A Umbanda crê num Ser Supremo, o Deus único criador de todas as religiões monoteístas. Os Sete Orixás são emanações da Divindade, como todos os seres criados.
O propósito maior dos seres criados é a Evolução, o progresso rumo à Luz Divina. Isso se dá através das vidas sucessivas - a Lei da Reencarnação, o caminho do aperfeiçoamento.
Existe uma Lei de Justiça universal, que determina a cada um colher o fruto de suas ações, que é conhecida como Lei do Carma.
A Umbanda se rege pela Lei da Fraternidade Universal: todos os seres são irmãos por terem a mesma origem, e a cada um devemos fazer o que gostaríamos que a nós fosse feito.
A Umbanda possui uma identidade própria, e não se confunde com outras religiões ou cultos, embora a todos respeite fraternalmente, partilhando alguns princípios com muitos deles (1).
A Umbanda está a serviço da Lei Divina, e só visa ao Bem. Qualquer ação que não respeite o livro-arbítrio das criaturas, que implique em malefício ou prejuízo de alguém, ou se utilize de magia negativa, não é Umbanda.
A Umbanda não realiza em qualquer hipótese o sacrifício ritualístico de animais, nem utiliza quaisquer elementos destes em ritos, oferendas ou trabalhos.
A Umbanda não preconiza a colocação de despachos ou oferendas em esquinas urbanas, e sua reverência às Forças da Natureza implica em preservação e respeito a todos os ambientes naturais da Terra.
Todo o serviço da Umbanda é de caridade, jamais cobrando ou aceitando retribuição de qualquer espécie por atendimentos, consultas ou trabalhos. Quem cobra por serviço espiritual não é umbandista.
Um espírito amigo.
1 - Umbanda e Catolicismo são diversos, apesar do sincretismo, que teve raízes históricas. Umbanda e Espiritismo são diversos, embora ensinem as mesmas Grandes Leis milenares da Evolução, do Carma e da Reencarnação. Umbanda e Candomblé são diversos, embora ambos realizem o intercâmbio com os Planos Invisíveis."
PEIXOTO, Norberto (psic. Ramatis). Jardim dos orixás. 2ª edição. Editora do Conhecimento. Limeira, 2004.
6 comentários:
Mistificações e Obsessões.
1)Existe espíritos mistificadores que são inteligentes e cultos eles sabem manipular as idéias e as palavras e com isso conseguem iludir e enganar as pessoas, usam uma Linguagem doce, melosa com palavras bonitas e sedutoras, falam em Deus, na caridade e no Mestre Jesus, citam trechos dos evangelhos, tudo isso para SEDUZIR, a tática é sempre seduzir, usam a Linguagem da sedução, são lobos em pele de ovelhas.
Cuidado, eles falam macio.
O problema das mistificações reside na questão de analisar de forma racional e moral as comunicações mediúnicas, todas as mensagens e ensinamentos que venham dos espíritos desencarnados, tem que passar pelo Crivo severo da Razão e da Lógica mais rigorosa, qualquer ofensa a Razão, a Lógica e a Moral sã, denuncia um espírito atrasado e portanto pouco merecedor de confiança.
Qualquer expressão vulgar, obscena, mesquinha, grosseira, agressiva, sem lógica e sem elevação moral, é sinal de embuste.
Os maus espíritos não suportam o exame meticuloso das suas mensagens, eles querem ser obedecidos sob palavra, não podemos questionar nada, temos que aceitar tudo de forma passiva, isso é sinal claro da ação de espíritos inferiores.
2)O Mestre Allan Kardec coloca em seus Livros, que tudo que venha dos espíritos desencarnados tem que ser cuidadosamente analisado, temos que passar todos os dados vindo dos espíritos desencarnados pelo Crivo severo da Razão e da Lógica, os espíritos mentirosos, embusteiros e hipócritas do plano astral, só enganam as pessoas que não possuem os conhecimentos Doutrinários e não procuram raciocinar.
Devemos tomar muito cuidado com essas comunicações melosas cheias de palavras bonitas e sedutoras e de conteúdo moral e doutrinário vazio, são as comunicações ocas.
Os espíritos desencarnados são criaturas humanas sem seus corpos físicos, eles não são seres sobrenaturais ou divinos, são as almas dos homens.
Entrar em contato com o mundo espiritual é o mesmo que entrar em contato com as pessoas na rua, encontramos todos os tipos morais e intelectuais.
É por isso, que devemos analisar tudo de forma rigorosa, sem empolgação e sem entusiasmo, tudo tem que ser filtrado pelo crivo severo da Razão e da lógica.
3)Os espíritos desencarnados são atraídos pela sintonia vibratória dos pensamentos e sentimentos das pessoas, nesses ambientes que predominam maus pensamentos, maus desejos, vícios, interesses mesquinhos, falsidade, desonestidade, discussões, palavrões, irritações, brigas, fofocas, revolta, rancor, fanatismo, ódios, racismo, são ambientes que possuem um padrão vibratório baixo e pesado, dessa forma vai atrair pela sintonia vibratória espíritos desencarnados que pensam e sentem da mesma forma, os semelhantes atraindo os semelhantes.
É preciso buscar a elevação Moral e Mental nos ambientes, cultivando a prece sincera, cultivando pensamentos positivos e nobres, cultivando a fé racional em Deus, evitar as discussões e as fofocas, evitar palavrões e brigas, evitar as irritações, combater os vícios, combater os maus desejos, combater os maus hábitos, dessa forma vamos conseguir elevar o padrão vibratório do ambiente e atrair pela sintonia os Espíritos de luz.
O Bem atraindo o Bem.
Temos que criar condições vibratórias positivas para podermos atrair a assistência luminosa dos espíritos elevados.
Imaginemos um ambiente de pessoas que só vivem discutindo, brigando, com palavrões, com palavras obscenas, fofocas, irritações, vícios, maus desejos, ódios, raiva etc...
Esse ambiente é um prato cheio para a ação dos espíritos inferiores, perturbadores e obsessores do plano astral, é isso que eles querem um ambiente de baixas vibrações mentais.
Somos nós que permitimos a aproximação dos maus espíritos, pela nossa imprudência mental e moral, como disse o Mestre Kardec, são as nossas imperfeições morais que atraem os maus espíritos.
4) O Mestre Luis de Mattos explana em seus Livros, que os maus espíritos pululam pela atmosfera terrena, esses espíritos desencarnados que estão a vagar pela atmosfera terrestre possuem um perispirito denso, grosseiro, turvo e escuro, eles sofrem a Lei de gravidade e ficam na psicosfera do planeta, e esses espíritos procuram interferir na vida dos encarnados, tentando intuir ou inspirar maus pensamentos na mente das pessoas que são invigilantes com seus pensamentos e conduta moral.
Os espíritos desencarnados que estão na atmosfera terrena são espíritos perturbados e perturbadores, eles estão presos aos prazeres matérias, as paixões e vícios terrenos, e querem continuar a viver essas sensações matérias, como eles não possuem mais o corpo carnal para saciarem esses desejos inferiores, eles vão procurar algum encarnado que tenha os mesmos vícios e desejos para poderem saciarem tais desejos, eles vão encostar o seu perispirito no perispirito do encarnado que esta bebendo ou fumando e vão sugar as emanações fluídicas dessas substancias.
Muitos encarnados são prolongamentos vivos para os espíritos inferiores do plano astral, são repastos vivos para esses espíritos ignorantes, por isso, que devemos ter uma vida terrena digna, honesta, com elevação moral, cultivar a prece sincera, cultivar pensamentos positivos e nobres, praticar a caridade e as Virtudes, dessa forma a pessoa consegue elevar o seu padrão vibratório e afastar os maus espíritos.
Os maus espíritos se afastam das pessoas boas e corretas, não havendo sintonia eles não conseguem influenciar as pessoas.
Portanto, não existe fundamento racional e nem Doutrinário no Espiritismo, o uso de objetos matérias para afastar os maus espíritos, o uso de velas, incenso, amuletos, palavras sacramentais, sinais cabalísticos, roupas brancas, imagens de santos, exorcismos, talismã, são coisas sem nenhum valor espiritual.
Tudo reside em nossos PENSAMENTOS E SENTIMENTOS.
Nós somos o que pensamos e atraímos pelo Pensamento o bem ou o mal, o Mestre Jesus disse, o ser conforme pensar assim será.
Tudo no mundo espiritual é sintonia e atração e é pelo pensamento que entramos em sintonia com os espíritos desencarnados.
5) Esses espíritos desencarnados que se apresentam como caboclos, preto velhos, exus, ciganos, pedindo coisas matérias, como, charutos, cigarros, cachaça, velas, despachos e sacrifícios de animais, são espíritos ainda apegados a matéria e aos vícios e desejos terrenos, são espíritos moralmente atrasados, espíritos materializados, e muitos desses espíritos podem ser maldosos, maliciosos, astutos e obsessores, devemos ter muito cuidado nesses assuntos.
Os espíritos de Luz ou espíritos elevados não possuem necessidades matérias, eles estão com seus pensamentos e sentimentos moralmente depurados, portanto, os Espíritos de Luz jamais vão pedir coisas matérias como, velas, despachos, cachaça, charutos, cigarros, sacrifícios de pobres animais.
Isso é uma questão racional e fácil de ser analisada.
Porem, muitas pessoas falam que os Espíritos Superiores ou Espíritos de Luz vão pedir coisas matérias, como, charutos e cachaça ou despachos, isso é ridículo.
Somente pessoas ignorantes ou obsedadas podem pensar dessa forma.
Os animais são nossos irmãos menores na escala evolutiva, devemos respeitar e tratar bem dos animais, esses sacrifícios de pobres animais, nesses centros sujos de macumbas e magia, são pólos de atração para falanges de espíritos obsessores, que pedem ou exigem rituais de sangue ( sacrifícios) para poderem vampirizar os fluidos vitais que esta no sangue dos animais, isso é imundice espiritual e isso vai atrair somente coisas negativas e ruins para seus praticantes.
Os animais merecem nosso amor e respeito.
O verdadeiro sacrifício é de ordem MORAL, devemos sacrificar nossos maus pensamentos, sacrificar os vícios, sacrificar os maus desejos, sacrificar os maus hábitos, sacrificar os sentimentos de ódio, raiva, falsidade, desonestidade, racismo, é isso que vai melhorar moralmente o ser humano e não ficar bebendo cachaça, fumando charutos e matando covardemente animais inocentes para agradar espíritos sujos e imundos do plano astral.
Despertem.
O perigo das macumbas, muitas pessoas nada sabem desses perigos. Os Espíritos de Luz ou Espíritos Superiores já mais vão pedir charutos, cachaça, cigarros,sacrifícios de animais e despachos, essas praticas só podem atrair pela sintonia vibratória espíritos desencarnados apegados a matéria e aos vícios terrenos, ou seja, espíritos inferiores e obsessores.Os Espíritos Superiores são Virtuosos em seus ensinamentos, eles procuram moralizar, educar e espiritualizar os seres humanos, incentivando a pratica sincera do bem e das Virtudes. Os espíritos apegados a matéria tratam de assuntos vulgares sem elevação moral, assuntos, como, sorte no jogo, volta da pessoa amada, sorte com as mulheres, melhoria nas finanças, trabalhos para prejudicar desafetos etc. Os Espíritos Superiores já mais vão se manifestar num centro para pedir charutos, cachaça e sacrifícios de pobres animais, isso é ridículo, os animais são nossos irmãos menores na escala evolutiva, devemos respeitar e amar os animais, quem pede esses absurdos são os espíritos da escuridão, cuidado, muito cuidado, eles gostam de enganar as pessoas usando uma linguagem melosa, suave, doce, com palavras bonitas, eles falam macio, tudo para seduzir as pessoas que estão nesses ambientes de baixa espiritualidade. Eles também usam Nomes pomposos, importantes e sedutores para mistificar. Vou deixar uma pergunta, vocês acham que os Espiritos de LUZ vão pedir despachos, cachaça, charutos, sacrificios de pobres animais inocentes??? O ser humano é um Espirito encarnado no mundo terra para evoluir e se melhorar moralmente, ser bom, honesto, correto, trabalhador, sem vicios, cultivar as Virtudes e os valores morais superiores, é seu DEVER, cumprindo com o seu dever moral ele consegue vencer e evoluir.Devemos nos afastar dos ambientes de baixo nivel moral, por que, nesses ambientes perambulam espiritos inferiores e pertubadores. O ser humano é composto de dois elementos Espirito e materia, o Espirito é a Força inteligente o ser pensante, a materia corporal não pensa e nem sente, portanto, se conhecer como Espirito encarnado com Deveres Morais para cumprir já é uma iniciação para as verdades superiores.
Caro Irmão,
Somente hoje vimos seus comentários. Sentimo-nos na obrigação de dizer que concordamos com grande parte do que você falou, principalmente com relação ao sacrifício de animais e às manifestações grosseiras, mas, quando você inclui os espíritos de Pretos-Velhos, Caboclos, Exus e Ciganos no pacote dos espíritos sujos e imundos do plano astral, somos obrigados a discordar. Vimos que você citou Luís de Mattos e isso nos estimula a convidá-lo a ler com mais atenção nosso blog e nosso site. Se o fizer, verificará que o NEU se pauta por uma postura eminentemente racionalista. É exatamente nosso racionalismo que nos leva a combater todo tipo de fundamentalismo, por ser um dos elementos mais contrários à razão. Entendemos que um kardekiita é tão desprovido de senso crítico como um pentecostal fanático. Você ficaria profundamente surpreso em saber, por exemplo, que a frequência em nossa casa umbandista é majoritariamente de espíritas kardecistas, buscando um consolo mais efetivo nas palavras simples das entidades de Umbanda. Talvez seja tempo de muitos perceberem que amor e fraternidade não são patrimônio exclusivo dos que conseguem alardeá-lo com palavras eruditas. Esse é o primeiro passo para que comecemos a fazer o que você mesmo aconselhou: o sacrifício moral. É que entre as mazelas que você citou eu não consegui encontrar, por exemplo, o orgulho, a vaidade e a presunção. Esses três monstros tornam muita gente cega. Tão cega que não consegue perceber que o único e verdadeiro MESTRE, Jesus, não se cercou de doutores, nem de mestres em oratória e eloquência. Preferiu a companhia o apostolado de homens simples, pescadores e trabalhadores braçais. Por que será? Seríamos nós mais lúcidos e exigentes que Jesus?
Acho que o desapego à matéria é algo extremamente aconselhável para a evolução espiritual, mas é muito fácil pregá-lo e muito difícil praticá-lo. Fico me perguntando, por exemplo, se o irmão já seguiu o chamado do Mestre: "livra-te de todos os teus bens e segue-me." Eu ainda não consegui fazê-lo, mas tenho aprendido bastante com o exemplo de simplicidade dos Caboclos e de humildade dos Pretos-Velhos.
É curioso que sempre escuto dos kardekiitas severas críticas aos pedidos mesquinhos de consulentes em centros de Umbanda: o amor perdido, a dificuldade financeira... Contudo, não consigo tirar da cabeça (talvez seja meu racionalismo) que a ferida a ser curada é exatamente aquela que está aberta. Quem realmente conhece o ser humano, sabe que a dor tem as mais diversas origens e que, independentemente da origem, ela é sempre dor. Esse tipo de crítica sempre me remete à parábola do samaritano: muitos passaram e falaram, criticaram, contemplaram, quem sabe até fizeram uma bonita palestra. Mas foi o samaritano que ajudou, não é mesmo? E foi Jesus quem disse.
Desperte, irmão! Kardec era francês, Luís de Mattos era português. O velho racionalismo europeu pregado por eles (que conduziu a duas guerras mundiais) não tem nada a ver com a realidade objetiva do Brasil. Somos todos Caboclos e, provavelmente, nas minhas veias e nas suas circule pelo menos um pouco de sangue da velha África também.
O NEU mantém hoje um grupo de pesquisas em Umbanda e em religião em geral que agrega estudiosos egressos das mais diversas áreas do conhecimento. Racionalidade temos de sobra. Somos todos homens de ciência, aprendendo valiosas lições de humildade simplicidade e pureza com nossos Pretos-Velhos, Caboclos e Crianças. A boa notícia é que ainda temos vagas. Se você tiver interesse...
Postar um comentário