Xangô é vibração cósmica; energia emanada diretamente de Deus; onda eletromagnética que permeia todo o Universo, levando suas ordenações para que a vontade do Senhor se cumpra sobre toda a criação.
Na Umbanda é uma linha de Caboclos. Não sabemos quem é o dirigente máximo da linha, mas certamente não se trata de São Jerônimo, ou São Pedro, Ou São João Batista, conforme tradicionalmente se passou a acreditar, por força do sincretismo, uma vez que os escravos cultuavam o Orixá, através das imagens desses santos católicos. É possível que esses três espíritos, se militarem na Corrente Astral de Umbanda, estejam enfeixados dentro da Vibração Xangô, mas o próprio fato de haver uma diversidade no sincretismo que é feito com três santos diferentes já aponta para a impossibilidade de todos serem dirigentes máximos, uma vez que sabemos que cada linha possui, em sua estrutura piramidal, apenas um dirigente máximo.
Isso, contudo, não invalida a devoção dos umbandistas, uma vez que, espíritos de alta linhagem que são, certamente estão ligados aos destinos do planeta e de seus habitantes de alguma forma, e uma devoção é sempre reconhecida, preces sinceras são sempre ouvidas e Deus é pai de todos.
As legiões se dividem em falanges, as falanges se dividem em subfalanges e as subfalanges se dividem em grupamentos. Num trabalho de Umbanda, quando se canta para Xangô, as entidades que se manifestam incorporando nos médiuns são sempre Caboclos que estão, geralmente, no grau de protetores - o que os coloca na condição de integrantes de grupamento - e não uma divindade, como comumente se acredita. - Cor representativa: Marrom.
- Dia da Semana favorável: Quinta-feira.
- Astro correspondente: Júpiter.
- Signos correspondentes: Sagitário e Peixes.
- Nota musical correspondente: Sol.
- Metal correspondente: Estanho. (pode ser usado na confecção de guias)
- Minerais correspondentes: Topázio, turmalina verde-claro, esmeralda, amazonita, quartzo verde, ametista, água-marinha e fluorita
- Flor consagrada: Lírio branco.
- Ervas correspondentes: Café (folhas), limoeiro (folhas), erva-lírio, mangueira (folhas), aperta-ruã, maria-nera e erva de S. João (existem outras, mas indicamos sete que podem ser usadas em banhos, ou amacis).
- Data comemorativa: 24 de junho.
Instrumentos de Culto.
Os únicos instrumentos de culto utilizados na linha de Xangô são a guia, confeccionada em contas de porcalana em cor marrom e os charutos que os caboclos utilizam durante a administração dos passes de limpeza e descarrego.
Pontos Cantados.
Os pontos cantados para Xangô apresentam, em geral, ritmo e melodia com pouca variação de acordes, o que os torna um tanto monótonos. As letras são crutas e repetitivas, sempre evocando as pedreiras, o machado, o trovão e a justiça.
Pontos riscados.
Os pontos riscados na Linha de Xangô obedecem às mesmas normas estabelecidas na "Grafia dos Orixás", trazendo a identificação das entidades através dos sinais de "flecha", "chave" e "raiz". São assim grafados:
Saudação a Xangô.
A Saudação à Vibração Xangô é: "Kaô, Cabecile, Xangô!"
(1) Todos os nomes de Caboclos marcados com asterisco foram copiados do site Caboclos na Umbanda e Ancestralidade indígena, acessível em http://caboclosnaumbanda.blogspot.com/search/label/NOMES%20DE%20CABOCLOS
4 comentários:
Bastante esclarecedor
Eu passei mal então eu batia no peito com uma mão esquerda e depois me agachada muito e eu entorta vai os olhos e começavá adizero cacique da pedra preta seum pai não te abandona .então eu fiquei assim por volta de 20 minutos e me lembro um pouco só não muito eu gostaria de saber se eu receber em casa que significa Por favor me ajudem e coisa mais forte que eu eu não consigo controlar eu juro
Eu preciso de ajuda. Pois fui até pra igreja e não resolve nada .eu preciso que alguém me ajude
Christini souza, bom dia! Vc precisa é procurar um centro de umbanda e conversar com o médium dirigente, pra te orientar! Mas, tem que ser umbanda, não candomblé, ok? Paz!
Postar um comentário