Aspectos Gerais da Legião.
Inicia-se assinalando que Oxum é uma vibração. Para ser mais preciso, uma subvibração, uma faixa de onda específica, contida na Vibração Iemanjá. Por essa razão, quase tudo o que se falou a respeito de Iemanjá aplica-se igualmente a Oxum, a começar pelo fato de que Oxum não é uma divindade, como muitos ainda insistem em acreditar. É preciso entender, neste ponto, que a Vibração Iemanjá se divide em sete Legiões distintas e uma dessas Legiões é comandada por uma entidade de altíssima hierarquia, que atende pelo nome de Cabocla Oxum. Essa sim é uma entidade individualizada, cujo nome acaba servindo para denominar toda a faixa vibratória que ela comanda.
A vibração traz em suas ordenações o princípio do eterno feminino universal e atua sobre a fecundação, a gestação, a reprodução em geral. Por extensão, Oxum também representa o amor em sua dimensão mais sublimada, o amor doação, o amor proteção, verdadeira projeção do Amor de Deus. No domínio dos fenômenos naturais, Oxum atua sobre os rios e cachoeiras, sua fauna e sua flora, seu bioma, em geral.
A influência de Oxum sobre os encarnados se dá através do Chakra Ajnâ, ou Plexo Frontal, cuja representação gráfica encontra-se à esquerda.
Na Umbanda é uma Legião de Caboclas, cuja dirigente máxima é a Cabocla Oxum que foi sincretizada pelos escravos africanos com Nossa Senhora da Conceição. Esse sincretismo já aponta para a influência da Vibração sobre a concepção.
Oxum é simbolicamente representada por uma bela sereia emergindo das águas de um rio, ou confundindo-se com uma cachoeira, em alusão aos sítios naturais que a vibração controla. A imagem ao lado, ligeiramente diferenciada, mostra a queda d'água nascendo dos cabelos de uma bela mulher.
Essa aura de sensualidade que emana de Oxum - muitas vezes também representada com os seios desnudos - decorre do fato de que sua vibração sobre o elemento feminino está diretamente relacionada com a juventude, com o esplendor da idade fértil, e com os imperativos da procriação e da perpetuação da espécie, donde o apelo simbólico à sensualidade, traço inerente às mulhres jovens e essencial para a reprodução da vida física.
Por se tratar de uma Legião e não de uma Linha, não há, obviamente, que se falar em sete Chefes de Legião. Vale, contudo, lembrar que a Legião de Oxum ainda sofre várias subdivisões.
A Legião se divide em falanges, as falanges se dividem em subfalanges e as subfalanges se dividem em grupamentos. Num trabalho de Umbanda, quando se canta para Oxum, as entidades que se manifestam, incorporando nos médiuns são sempre Caboclas que geralmente estão no grau de protetoras, o que as coloca na condição de integrantes de grupamento.
Nunca é demais, portanto, romper velhos mitos, acentuando que são Caboclas, e não uma divindade, até porque já tivemos chance de assinalar em muitos outros momentos que a Umbanda é uma religião essencialmente monoteísta e não admite a existência de divindades paralelas. Deus é um só e Se faz ajudar por espíritos de alta hierarquia, detentores de grande padrão evolutivo, mas que, nem por isso, se tornaram deuses também.
Essas Caboclas assumem nomes diversos, conforme a vibração em que se enfeixem. Na Vibração Oxum podemos citar os seguintes:
Cabocla Açucena*, Cabocla Imaiá*, Cabocla dos Lírios*, Cabocla da Cacheira*, Cabocla do Rio*, Cabocla Jupira*, Cabocla do Sol*, entre outras.(1)
As Caboclas de Oxum são belas, delicadas, suaves e apresentam-se, quase sempre, entoando um cântico extremamente harmonioso, enquanto gesticulam com as mãos, como quem estivesse movimentando bagas de água. Seu cântico, embora seja entendido como um canto de sereia, é na realidade um mantra, através do qual elas movimentam as particulas atômicas do ambiente, saneando a vibração e produzindo uma egrégora de paz e de serenidade. Podem falar através do médium, embora o façam muito pouco. Aplicam passes de energização e é muito comum serem procuradas por mulheres que estejam tendo problemas na tentativa de engravidar.
Na essência, nem todas as entidades que se manifestam nessa vibração tiveram necessariamente uma encarnação como índias americanas, até porque, como bem sabemos, Cabocla é um arquétipo e o que realmente importa é a sintonia com a vibração e a capacidade de realizar o trabalho.
Correspondências Vibratórias da Legião.
- Cor representativa: Azul claro.
- Dia da semana favorável: Segunda-feira.
- Astro correspondente: Lua.
- Signo correspondente: Câncer.
- Nota musical correspondente: Si.
- Metal correspondente: Ouro.
- Minerais correspondentes: Ametista, quartzo rosa, pedra da lua, ágata rosa e amarela, pérola, água-marinha, opala, rodocrosita e kunzita.
- Flores consagradas: Palmas e rosas brancas.
- Ervas correspondentes: Gengibre, camomila, erva cidreira, erva doce, colônia, erva de Santa Maria e Coentro (Existem outras, mas aqui citamos sete que poderão ser usadas em banhos e amacis).
- Data comemorativa: 8 de dezembro.
Instrumentos de Culto.
O único instrumento de culto utilizado pelas Caboclas de Oxum na Umbanda é a guia, confeccionada em contas de cristal na cor azul água-marinha. A introdução de contas amarelas na guia, bem como a associação do amarelo a Oxum nada tem a ver com a Umbanda, sendo nítida influência dos cultos de Candomblé. Nunca é demais acentuar: a tonalidade vibracional de Oxum na Umbanda é exclusivamente o azul claro.
Pontos Cantados.
Há variados tipos de pontos cantados para a Vibração Oxum, mas é possível afirmar que a predominância é de pontos com ritmos mais suaves, mais cadenciados, verdadeiras canções. As letras em geral falam de flores, de cachoeiras, de amor, enfim, de todos os temas ligados à Vibração em si.
Pontos Riscados.
Na Vibração Oxum os pontos riscados seguem as mesmas normas estabelecidas na chamada "Grafia dos Orixás", fazendo a identificação das entidades através dos sinais de "flecha", "chave" e "raiz". Os traços distintivos são identicos à Linha de Iemanjá, assim, podemos indicar que os sinais são assim grafados:
Saudação a Oxum.
A saudação à Vibração Oxum é: "Aie ieu, Mamãe Oxum!"
(1) Todos os nomes de Caboclas marcados com asterisco foram copiados do site Caboclos na Umbanda e Ancestralidade indígena, acessível em http://caboclosnaumbanda.blogspot.com/search/label/NOMES%20DE%20CABOCLOS
6 comentários:
adorei para minha mae
Queria saber se vocês podem me ajudar, bom tenho uma duvida martelando na minha cabeça. Sou filha de Oxum e protegida por Iemanjá, imagino que a maioria dos meus guias são da linha das águas, eu gostaria de saber qual é minha cabocla, o que sei é quando ela incorpora roda muito e tem o brando forte e segura a guia na forma horizontal. Obrigada
Boa Tarde
A unica que pode te responder sobre isso é a sua cabocla,fique calma não fique eufórica para saber o nome dela,quando vc estiver incorporada converse com ele .. se for a hora e o momento certo ela vai falar.
Quando sinto a presença de Oxum durante as sessões,
choro muito e falo em um linguagem diferente, meio que
em sibilados, a que se refere, não consigo entender e me assusto.
Minha Cabocla de Oxum quando incorpora ela senta e manipula água, não fala somente murmura um canto. Gostaria de saber quem é ela?
Boa Noite tá com onze anos que eu entrei pra umbanda e até hoje tudo o que eu sei é que sou filha de oxum nunca me falaram nada será que tem alguém aí pra mim orientar no terreiro que eu vou os meus guias vem mais depois ninguém mim fala nada nem os dirigentes da casa e nem ninguém
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